EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1744
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DAS LESÕES DE MEMBROS INFERIORES NO ATLETISMO PROFISSIONAL PARANAENSE E CORRELAÇÃO COM DISTÚRBIOS BIOMECÂNICOS
Autor(es): FUKUMORI, Letícia Carvalho
LORENTI, Bárbara Benites
WITTIG, Daniela Saldanha
PALÁCIO, Siméia Gaspar
Abstract: O atletismo merece destaque por sua importância no contexto histórico esportivo e atenção pela diversidade de eventos na própria modalidade, caracterizados por especificidade na execução gestual e dinâmica na forma de treinamento, que se acentuam em altas performances. Essa pesquisa terá como objetivo analisar a incidência de lesões que acometem os membros inferiores no Atletismo Profissional do Estado do Paraná, nas suas diversas modalidades e categorias, em indivíduos de ambos os sexos, e correlacionar as lesões encontradas com alterações biomecânicas identificadas através de testes dinâmicos e de flexibilidade para membros inferiores. Os dados em relação ao histórico das lesões saram obtidos através de questionários com perguntas pertinentes a carreira dos atletas dentro do esporte, desde sua iniciação até sua prática atual, incluindo questões sobre sua rotina de treinos e competições. Diante dessas informações serão selecionadas as lesões mais prevalentes de membros inferiores dentro das modalidades, serão formados dois grupos para estudo, G1 composto por atletas sem histórico de lesões, e G2 formado por atletas nos quais tenham sido identificadas lesões de membros inferiores. Em ambos os grupos serão aplicados testes dinâmicos em busca de alterações biomecânicas que possam justificar o aparecimento das lesões, além de uma análise das informações contidas nos questionários sobre rotina de treinos. Os resultados serão analisados estatisticamente, e apresentados na forma de gráficos e tabelas.
Palavras-chave: Flexibilidade
Lesões musculares e testes dinâmicos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1744
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79782.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.