EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1743
Tipo: Artigo
Título: PREVALÊNCIA DA SÍFILIS GESTACIONAL E CONGÊNITA NA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ - PR ENTRE OS ANOS DE 2013 À 2016
Autor(es): RAMOS, Michelli Gouveia
BONI, Sara Macente
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência de sífilis em gestantes e a incidência de sífilis congênita, obedecendo aos requisitos previamente estabelecidos, a saber: mulheres grávidas e recém-nascidos que tiveram notificação de sífilis no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016, com endereço residencial no município de Maringá - Pr, sendo excluídas, as gestantes que residem em distritos pertencentes ao município, não sendo delimitada a idade das pacientes. Foi realizado um estudo descritivo retrospectivo através de coleta de dados em fichas de notificação compulsória de sífilis gestacional e congênita, onde foram coletados dados como, idade materna, bairro em que reside, escolaridade, etnia, realização do acompanhamento pré-natal, resultados dos exames, esquema de tratamento da gestante e do parceiro, gênero dos recém-nascidos, principais manifestações clínicas e evolução do caso. Esses dados foram registrados em forma de planilha, para que suas informações fossem analisadas e servidas de base para o levantamento dos dados e análise estatística. Foram notificados 226 casos de sífilis em gestantes, cuja faixa etária mais acometida é mulheres entre 15 e 40 anos, mostrando uma incidência elevada de sífilis primária, quando comparado às demais fases da doença. A sífilis congênita apresentou aumento crescente entre os anos estudados, sendo notificados 134 casos da doença em recém-nascidos, dentre esses, 8,9% apresentaram manifestações clínicas e alterações ósseas importantes. Com esse estudo, pretendeu-se demonstrar a importância do acompanhamento pré-natal, do diagnóstico e tratamento precoce de sífilis a fim de reduzir a transmissão vertical da doença.
Palavras-chave: Infecções sexualmente transmissíveis
sífilis
gestantes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1743
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79631.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.