EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1740
Tipo: Artigo
Título: RESULTADOS DA REABILITAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA PÓS IMPLANTE COCLEAR EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Autor(es): SILVA, Alessandra de Freitas dos Santos
MORA, Adriele
OLIVEIRA, Paula Gabrielli Fracassi de
SENHORINI, Gisele
Abstract: O objetivo da presente pesquisa, foi identificar a contribuição da terapia fonoaudiológica no processo de reabilitação pós cirurgia de implante coclear em uma criança com Síndrome de Down. Desta forma a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso do tipo qualitativa, exploratória, descritiva, correlacional e explicativa. A obtenção dos dados e a suas analises aconteceram em um contexto de situações interativas, envolvendo a terapeuta e a criança com o implante coclear, em momentos de conversação, estimulação e habilitação, propostas durante as sessões de terapia fonoaudiológica. Com base nas analises, concluiu a importância das sessões fonoaudiológicas, que estimulam as habilidades auditivas, bem como a aquisição e desenvolvimento da linguagem oral, levando em consideração o sujeito, sua subjetividade e o contexto ao qual faz parte. Enfatizando a relevância de se atribuir um papel dentro da interação ao sujeito, para que ele possa interagir e ser compreendido, estimulando-o a ter vontade de participar ativamente deste processo. Pois realizar a cirurgia de implante coclear e não estimular, não traz resultados satisfatórios, para sujeito com deficiência auditiva profunda associada ao atraso cognitivo da Síndrome de Down, como é o caso da criança estudada. No início, o sujeito não sabia o que era ouvir e primeiro precisou ser trabalhado as habilidades auditivas, para desenvolver a audição e dar um significado para este estímulo sonoro e posteriormente compreender o som e a produção dos fonemas que compõem a sua língua, ou seja, a linguagem oral.
Palavras-chave: Implante Coclear
Reabilitação
Síndrome de Down
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1740
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79813.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)202.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.