EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1736
Tipo: Artigo
Título: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO COMO ESTRATÉGIA PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM UM HOSPITAL LONDRINA PARANÁ
Autor(es): ASSUNÇÃO, Rosana Claudia de
FERNANDES, Flávio Navarro
ELER, Gabrielle Jacklin
CARVALHO, Cesar Junior Aparecido de
ARAUJO, Juliane Pagliari de
FURUYA, Rejane Kiyomi
Abstract: Apesar dos avanços nas diversas áreas que envolvem a saúde, como, a descoberta de novos medicamentos, novas tecnologias e tantos outros, infelizmente no cenário atual, ainda há uma defasagem na qualidade da assistência prestada nos ambientes de saúde, onde pacientes estão expostos a diferentes riscos quando submetidas aos procedimentos, principalmente nos ambientes hospitalares devido à complexidade das ações realizadas. Em 2004, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou o projeto Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, cujo objetivo fundamental é prevenir danos aos pacientes. Diante da preocupação atual em reduzir os índices de problemas evitáveis nos ambientes de saúde, foi instituído no Brasil em 2013 a portaria que trata da criação do Núcleo de Segurança do Paciente. O objetivo deste estudo é relatar a experiência da integração ensino-serviço como estratégia para implantação e manutenção do Núcleo de Segurança do Paciente em um hospital Londrina Paraná. Caracteriza-se como um projeto de pesquisa com ações de extensão, que envolve professores e alunos do Instituto Federal do Paraná, dos Cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A projeto encontra-se cadastrado no Comitê de Pesquisa e Extensão e desenvolve suas ações desde 05 de dezembro de 2016. Até o momento foram desenvolvidas ações de extensão, que resultou na elaboração de um vídeo institucional. Conclui-se que a estratégia encontrada tem se revelado como uma ferramenta importante no processo de comunicação serviço-paciente, tornando o serviço mais organizado e os usuários mais esclarecidos, condição imperante na assistência à saúde.
Palavras-chave: Segurança do paciente
Educação em Enfermagem
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1736
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80433.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)234.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.