EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1735
Tipo: Artigo
Título: RELATO DE CASO DE TOXOPLASMOSE EM RECÉM-NASCIDO
Autor(es): EvVANGELISTA, Fernanda Ferreira
BELETINI, Lucimara Fátima
MARCHIORO, Ariella Andrade
ARIELLA, Andrade
GUILHERME, Ana Lúcia Falavigna
HIGGA, Lourenço Tsunetomi
Abstract: A toxoplasmose é uma zoonose cosmopolita causada pelo protozoário Toxoplasma gondii e infectante para mamíferos. Possui alta prevalência sorológica, podendo atingir mais de 60% da população mundial. A toxoplasmose congênita pode-se apresentar com formas graves e muitas sequelas, mesmo em crianças assintomáticas ao nascimento. O objetivo deste estudo foi descrever um caso de transmissão vertical de toxoplasmose atendido no Hospital Universitário Regional de Maringá, em 2016. A metodologia realizada foi de relato de caso clínico, a partir da pesquisa retrospectiva de registros em prontuário médico, associados com a descrição dos exames clínico e complementares. Conforme os registros, a primo-infecção foi no período gestacional, mais especificamente no primeiro trimestre, o que levou a grandes sequelas na criança. A mãe não realizou o pré-natal adequadamente e recusou a usar medicações durante a gestação para o tratamento da toxoplasmose. A criança nasceu prematura com complicações neurológicas e oculares. Assim ressaltamos a importância de seguir um pré-natal e que este seja de qualidade para todas as gestantes. O ambulatório de especialidades do Hospital Universitário Regional de Maringá é referência para este tipo de atendimento e acompanhamento para todos os municípios da 15ª Regional de Saúde do Paraná, por isso, é de elevada importância que os profissionais de saúde possam integrar e agilizar os serviços prestados às gestantes, pois a detecção e diagnóstico precoce da doença podem ajudar no tratamento e diminuir sequelas ao feto.
Palavras-chave: Gestantes
Pré-natal
Soroconversão
Sequelas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1735
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79803.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)199.3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.