EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1727
Tipo: Artigo de Evento
Título: O ESTADO DA ARTE DO USO DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA
Autor(es): ALMEIDA JUNIOR, Edson Ribeiro de Britto de
CARDOSO, Valdinei Cezar
Abstract: Partimos do pressuposto que o uso de simulações ou jogos digitais durante tarefas de aprendizagem, proporcionam aos alunos, um processamento cognitivo mais profundo, que por sua vez, tende a levar a resultados de aprendizagem mais consistentes, em comparação com os métodos tradicionais de ensino. No entanto, simplesmente interagir com um jogo educacional não garante que o jogador tenha um processamento cognitivo apropriado que o levaria à aprendizagem do objetivo instrucional, tendo em vista que existem poucas orientações, para os designers de jogos sobre como projetar jogos que facilitam a aprendizagem. Um dos desafios atuais, para os pesquisadores educacionais, é determinar como projetar jogos educacionais que alcancem os objetivos de instrução. Levando isso em consideração, esta pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os trabalhos que tratam do uso de jogos digitais na disciplina de Física no Ensino Médio e as ações do professor que podem favorecer o aprendizado conceitual neste campo do conhecimento. Para isso, fizemos um levantamento dos trabalhos que versam sobre o ensino de Física por meio do uso de jogos digitais, publicados no período de 2010 até 2015. O material coletado foi analisado de acordo com a metodologia de análise de documentos escritos denominada análise textual discursiva, proposta por Moraes e Galiazzi (2007). Os resultados nos permitem concluir que os jogos podem auxiliar no processo de aprendizagem de fenômenos físicos de difícil visualização e o papel do professor como mediador entre o objeto de aprendizagem (jogo digital) e o objetivo instrucional é crucial para a construção da aprendizagem.
Palavras-chave: Análise Textual Discursiva
Aprendizagem Significativa
Teoria Cognitiva de Aprendizagem
Multimídia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1727
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79763.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)233.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.