EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1717
Tipo: Artigo de Evento
Título: O CONTEXTO VIOLENTO DO ESTADO CAPITALISTA E O BULLYING
Autor(es): BACK, Giovanna
Abstract: O sistema de produção capitalista, extremamente injusto, contraditório e desigual, gera inúmeros conflitos sociais. Para sua propagação depende do Estado capitalista, o qual, a partir de mediações e regulamentações institucionais, garante o controle ideológico e social, perpetuando os conflitos e a consequente violência em relação ao semelhante que, no capitalismo, passa a ser apenas um concorrente, perdendo sua humanidade. Isso pode ser observado em todos os âmbitos da sociedade contemporânea, como no ambiente escolar (Bullying). Tal forma de violência, assim como as demais, está pautada na dificuldade em lidar com a diferença e na propagação do individualismo como valor social central. Além disso, o sistema escolar, em regra, reproduz a estrutura do capitalismo (hierarquizado e desigual) e fundamenta-se na aprendizagem acrítica e alienadora, desconsiderando vínculos e dando margem a alternativas violentas e destrutivas. O Bullying, portanto, tem como um possível fato gerador a violência institucional, derivada da estruturação da sociedade de classes e do processo de exploração do homem pelo homem. Desse modo, é importante que haja um Estado efetivamente democrático de Direito para garantir a legítima representação dos interesses da sociedade e não do capital. Através dos métodos bibliográfico e indutivo-dedutivo, objetiva-se analisar a violência institucional derivada da forma de produção capitalista, sendo um dos fatores para a violência escolar, ambas sob a regulamentação estatal.
Palavras-chave: Bullying
Estado capitalista
Individualismo
Violência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1717
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80079.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)177.2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.