EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1714
Tipo: Artigo
Título: PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA ÁREA DA ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A CARACTERIZAÇÃO DAS PUBLICAÇÕES
Autor(es): SILVA, Paloma Luana de Azevedo Ramos da
AZEVEDO, Leonardo da Silva
JACOMIN, Valéria
SALVADOR, Drielly Lima Valle Folha
PELLOSO, Sandra Marisa
Abstract: No âmbito da enfermagem é notório o crescente interesse na busca por evidências científicas que auxiliem na resolução de problemas complexos da prática assistencial. Devido à ampliação gradativa dos programas de pós-graduação em enfermagem que vem proporcionando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, motores da transformação econômica e social. O objetivo desse estudo é refletir sobre a caracterização dos artigos publicados em periódicos online da área da Enfermagem, em relação ao contexto pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na área da educação na enfermagem. Trata-se de uma revisão integrativa, das produções científicas publicados na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nos últimos cinco anos, entre 2013 a 2017, que tenha em seu no título, resumo e/ou descritores o contexto pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na área da educação em enfermagem. Utilizaram-se as seguintes palavras-chaves “Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico”, “Enfermagem” e “Educação”. A busca efetuada nas bases de dados originou um total de 18 artigos que, ao serem submetidos aos critérios de inclusão e de exclusão, tornaram-se apenas 05. Durante o período analisado, foram encontradas publicações para o ano de 2013, 2014 e 2015. Existem poucos estudos que analisam os aspectos relacionados a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico na área da educação em enfermagem, assim, destacou-se que a expansão da pós-graduação, influenciou diretamente no aumento da produção científica. Contudo, as publicações científicas são fundamentais para o desenvolvimento das práticas profissionais, proporcionando a melhoria do cuidado e ensino em saúde e Enfermagem.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem
Enfermagem
Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico
Produção Científica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1714
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80416.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.