EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710
Tipo: Artigo
Título: USO DA PAPAÍNA, Calendula officinalis E PRÓPOLIS NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES CUTÂNEAS
Autor(es): OSOSKI, Elen Xavier
CARDOSO, Bruna Muller
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a evolução terapêutica da Papaína, Própolis e Calêndula em casos de lesões cutâneas e verificar a efetividade desses produtos no processo de cicatrização dessas feridas. Assim como contribuir para a ampliação do uso de fitoterápicos em Maringá. Uma vez que a eficácia dos géis for confirmada através deste estudo, a indicação será primordial para a cicatrização de feridas, atendendo dessa forma as necessidades dos usuários, profissionais e do município quanto à eficácia, segurança e custo benefício. Os dados serão obtidos através do acompanhamento de pacientes no Ambulatório de Feridas do Hospital Municipal de Maringá Drª Thelma Villanova Kasprowicz, onde serão observados os tipos de curativos realizados, registro da avaliação e das medidas, evolução e mudanças fisiológicas relacionadas com o tempo de cicatrização das feridas, tempo necessário de tratamento e características da lesão: como tipo de tecido, sinais de infecção, tipo de exsudato, odor e intensidade da dor. Para a avaliação do processo de evolução cicatricial, será medida a redução da lesão e ainda serão realizados registros fotográficos para comprovação da efetividade dos géis. A determinação do tempo de cicatrização será obtida por meio de análise estatística através do cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. Espera-se observar evolução gradativa da cicatrização das feridas e comprovar a eficácia terapêutica dos produtos do Programa Verde Vida de Maringá, demonstrando que a utilização dos mesmos é uma alternativa de baixo custo e que proporciona evolução satisfatória durante o processo cicatricial.
Palavras-chave: Evolução Cicatricial
Feridas
Fitoterápicos
Tratamento Alternativo
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1710
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80024.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)299.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.