EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1697
Tipo: Artigo
Título: SISTEMATIZAÇÃO DO MANEJO DA DOR PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM UNIDADE PEDIÁTRICA
Autor(es): RAMPAZZO, Ana Raquel Pontello
BINOTTO, Natália Shinkai
FACCIOLI, Stela Cruz
PAGANINI, Amanda Caroline
TACLA, Mauren Teresa Grubisich Mendes
Abstract: A dor, considerada como o 5º sinal vital e definida como uma experiência sensitiva e emocional pode ser também considerada como um fenômeno emocional que pode levar a um comportamento de fuga e proteção. A dor pode ser diferente para cada criança, não apenas em função da idade, sexo ou nível cognitivo, mas também da sua compreensão do estímulo doloroso. Levando em consideração os pacientes pediátricos hospitalizados, os mesmos têm direito a não sentir dor, quando existem meios para evitá-la, e para que isso ocorra é fundamental que a dor seja adequadamente identificada, avaliada e, sobretudo, tratada. Entretanto, o manejo inadequado da dor ocorre devido à falta de critérios e métodos de avaliação e registro na rotina profissional. Dessa maneira, a utilização de instrumentos adequados para a avaliação da dor é o primeiro passo para um tratamento efetivo, seja ele farmacológico, não farmacológico ou a associação de ambos. Diante dessa problemática e das lacunas de conhecimento a respeito do tema, este estudo pretende analisar a implementação da sistematização do manejo da dor de crianças hospitalizadas. O delineamento da pesquisa utilizará a abordagem qualitativa sendo realizada uma Pesquisa Convergente Assistencial. Os sujeitos do estudo serão todos os integrantes da equipe de enfermagem e médica atuantes na Unidade de Internação Pediátrica de um Hospital Universitário. Espera-se, com o presente estudo, elaborar junto às equipes de enfermagem e médica, uma nova sistematização do manejo da dor pediátrica, baseada em evidências científicas, de forma a incorporá-la na prática assistencial.
Palavras-chave: Criança
Dor
Enfermagem pediátrica
Prática clínica baseada em evidências
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1697
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79751.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)188.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.