EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1694
Tipo: Artigo
Título: SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS
Autor(es): ALBANO, Maria Eugenia Alcântara
MONTALVÃO, Camila Ronchini
CORTEZ, Lúcia Elaine Ranieri
Abstract: A síndrome de burnout é descrita pelo Ministério da Saúde como um transtorno mental e do comportamento relacionado ao trabalho e é caracterizada por três dimensões: esgotamento emocional, despersonalização e baixa realização pessoal. Encontra-se presente com frequência entre docentes. Este projeto de pesquisa objetiva avaliar o nível de estresse com a síndrome de burnout em professores de faculdades do noroeste e centro-oeste do Paraná. Será aplicado um questionário com dados sócio-demográficos acrescidos de informações sobre histórico familiar e de saúde mental destes profissionais, bem como a Escala de Caracterização de Burnout (ECB). Com a realização do presente estudo busca-se a compreensão da maneira na qual a síndrome de burnout interfere na qualidade de vida de professores universitários de instituições privadas de forma a sinalizar medidas para a promoção da saúde destes docentes.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout
Professores
Esgotamento Profissional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1694
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79622.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)167.52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.