EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1693
Tipo: Artigo
Título: SENTIMENTOS DE GRADUANDOS DE ENFERMAGEM, FRENTE À MORTE DE PACIENTES DURANTE AS PRÁTICAS CLÍNICAS
Autor(es): ZACCARDI, Mirella Zaccardi
BALBINO, Caroline Pinto
SANTOS, Aliny de Lima
Abstract: O objetivo do estudo foi apreender a percepção de acadêmicos do terceiro e quarto ano da graduação de enfermagem acerca do processo morte/morrer mediante a vivência deste evento durante o estágio curricular. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizada junto a alunos da graduação em Enfermagem de um centro de ensino superior privado de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 12 acadêmicos. Utilizou-se um questionário semiestruturado composto por duas partes, sendo uma de caracterização e a segunda com uma questão norteadora. As entrevistas foram gravadas, transcritas em sua integralidade e submetidas à análise de conteúdo temática. Por meio da análise, ainda parcial, foi possível obter duas unidades temáticas: Sentimentos gerados a partir do processo morte e morrer do paciente, e Formação Teórica e Prática no contexto morte e morrer. Deste modo, percebeu-se que os graduandos sentem uma grande diversidade de sentimentos perante a morte, e também pode se constatar uma fragilidade na abordagem teoria e pratica em relação ao processo morte/morrer. Em contrapartida, pode se perceber também que após os acadêmicos terem vivenciado a morte de uma pessoa conhecida ou de um paciente, esses se se sentem mais preparados e capazes para lidar com essa situação novamente. Espera-se, com este resultado, colaborar com estratégias para uma melhor abordagem nos cursos de graduação de enfermagem sobre a morte.
Palavras-chave: Atitude frente à morte
Estudantes de Enfermagem
Morte
Morrer
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1693
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79667.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.