EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1689
Tipo: Artigo
Título: SAÚDE DO PROFESSOR: A REFLEXOLOGIA PODAL PROMOVE IMPACTO POSITIVO?
Autor(es): PEREIRA, Rafael Mendes
BRAZ, Ana Carolina Athayde Raymundi
FERNANDES, Juliana Gomes Juliana Gomes
CARDEAL, Adriane de Lima
SILVA, Jéssica Pagliarini da
SILVA, Mônica Angélica Cardoso
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar se a massagem Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde nos aspectos relacionados a burnout, fadiga, dor e relaxamento de professores. Para tanto, recrutou-se 13 professores do Ensino Médio provenientes da rede estadual de ensino do Paraná, de ambos os sexos, com no mínimo 10 anos de carreira e com pelo menos 30 horas de trabalho semanais. Foi utilizada a técnica de massagem Reflexologia Podal. Todos os participantes foram submetidos a 12 sessões de Reflexologia Podal, realizadas 1 vez por semana com duração de 40 minutos. Foram pesquisadas as variáveis relacionadas à saúde por meio da aplicação dos seguintes instrumentos: questionário da síndrome de Burnout (SB), escala visual analógica (EVA) de dor e relaxamento, e escala de fadiga de Chalder (CFQ). Essas variáveis foram coletadas no momento 1 (M1), que ocorreu na semana anterior aos atendimentos e momento 2 (M2), que ocorreu na semana posterior aos atendimentos. Foi utilizado o teste t para amostras dependentes e significância estatística adotada P < 5%. Os testes estatísticos foram realizados no programa BIOESTAT versão 5.3. Quanto aos resultados, houve diferença significativa (P<0,05) em SB e fadiga quando comparado o M1 com M2, com redução de 5,8 e 4,8 respectivamente no M2. Com relação a EVA de dor e relaxamento apesar de apresentarem melhoras, essas por sua vez não foram significativas. É possível concluir que a Reflexologia Podal promove impacto positivo na saúde de professores da rede pública, com redução significativa da síndrome de burnout e da fadiga.
Palavras-chave: Massagem
Professores
Reflexologia Podal
Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1689
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79907.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)232.68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.