EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1687
Tipo: Artigo
Título: REVISÃO SISTEMÁTICA: QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM DOENÇA DE HUNTINGTON E SEUS CUIDADORES
Autor(es): GONCHOREK, Luana Francisca
COBRA, Amanda Gorla
TORRESAN, Clarissa
Abstract: A Doença de Huntington (HD) é uma doença neurogenética e sem cura, onde o paciente desenvolve progressivamente distúrbios motores, cognitivos e psiquiátricos. Com a evolução da doença, os pacientes tornam-se dependentes de cuidadores, e isso interfere na qualidade de vida de todos os envolvidos. A qualidade de vida mostra-se um importante preditor para saúde e prognóstico do paciente e seus cuidadores. Nesse estudo, objetivamos avaliar a qualidade de vida de pacientes com HD e seus cuidadores. Foram consultadas as principais bases de dados relacionadas com a HD, abrangendo o período de janeiro 2007 a janeiro 2017. Os descritores “qualidade”, “vida”, “Huntington”, foram utilizados, sendo selecionados, ao final, 19 artigos. De modo geral, pacientes apresentaram nível mais baixo de qualidade de vida do que seus cuidadores, e a maioria dos pacientes apresentou ansiedade. Os pacientes demonstraram preocupação com sua saúde física; distúrbios do sono e transtornos sexuais acarretam na diminuição da qualidade de vida. Cuidadores apresentaram níveis mais baixos de sintomas físicos e qualidade de vida melhor do que a dos pacientes. Entretanto, a qualidade de vida cuidador/paciente está correlacionada. Avaliações de indivíduos considerados em risco para a HD foram analisados em alguns estudos. Foi observado que esses indivíduos apresentavam níveis de ansiedade altos, influenciando diretamente em sua qualidade de vida.
Palavras-chave: Condições de vida
Doença genética
Neurodegenerativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1687
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80084.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)183.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.