EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1683
Tipo: Artigo
Título: VIGOREXIA: INFLUÊNCIA DOS PADRÕES ESTÉTICOS CULTURAIS E OBSESSÃO PELO CORPO IDEAL
Autor(es): FREITAS, Thais Lins de
ZORTEA, Giovanna Botini
OLIVEIRA, Leonardo Pestillo de
Abstract: A Vigorexia, também conhecida como Dismorfia Muscular, é um subtipo de Transtorno Dismorfico corporal, que acomete majoritariamente homens. O transtorno caracteriza-se pela alteração na percepção corporal e obsessão pelo desenvolvimento da musculatura. Assim, nos anos de 2016 e 2017 buscou-se coletar e agrupar variáveis que indicassem quais implicações à disseminação de um padrão de beleza superestimado socialmente tem gerado na percepção e conduta dos indivíduos. Para isso, a pesquisa contou com a colaboração de quatro indivíduos, sendo dois destes praticantes de fisiculturismo e outros dois compondo o grupo controle (praticantes de exercício físico a mais de dois anos consecutivos sem qualquer inclinação ou volição pelo fisiculturismo). Nestes indivíduos fora aplicado um questionário semi-estruturado de questões abertas e utilizado, posteriormente a análise, como parâmetro de comparação entre os discursos. Por fim, foi possível definir um padrão de comportamento e percepção comum entre os indivíduos acometidos pela Vigorexia, diferenciando a prática física saudável da obsessão pelo corpo perfeito. Além disto, esta pesquisa ressaltou a necessidade da elaboração de mais estudos na área, sobretudo, contando com um grupo de pesquisa mais volumoso, a fim de facilitar o alcance de um diagnóstico clínico e promover abordagens mais assertivas entre os profissionais da área da saúde.
Palavras-chave: Atividade física
Padrões de beleza
Vigorexia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1683
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80265.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)204.02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.