EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1681
Tipo: Artigo
Título: VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E SUA RELAÇÃO COM APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA, VARIÁVEIS ANTROPOMÉTRICAS E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL EM ADOLESCENTES
Autor(es): HORTMANN, Karin
SANTOS, Tamires Leal Cordeiro dos
RECK, Higor Barbosa
PORTO, Fernanda Errero
LOPES, Wendell A.
Abstract: Objetivo: Investigar a relação dos parâmetros da variabilidade da frequência cardíaca, percentual de gordura (como indicador de composição corporal), Índice de Massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC) em adolescentes. Métodos: Participaram deste estudo 32 adolescentes, com idade entre 11 e 14 anos. Para composição corporal foram analisados peso, estatura, percentual de gordura corporal (%GC) e circunferência da cintura. O índice de massa corporal (IMC) foi calculado pela divisão da massa corporal (MC) pela estatura ao quadrado (IMC=MC/estatura²). A aptidão cardiorrespiratória (VO2máx) foi mensurada a partir do teste de esforço submáximo em esteira. A VFC foi avaliada em repouso na posição supina, por meio de um cardiofrequencímetro Polar V800. A normalidade de dados foi testada a partir do teste de Shapiro-Wilk. A análise da correlação entre os parâmetros da VFC e VO2máx, %GC, IMC, e CC foi realizada a partir do teste de Spearman. Resultados: Não foram encontradas correlação significativa entre os parâmetros da Variabilidade da Frequência Cardíaca, tanto no domínio do tempo, quanto no domínio da frequência em relação a aptidão física, variáveis antropométricas e Índice de Massa Corpora.
Palavras-chave: Adolescentes
Antropometria
Composição corporal
Sistema Nervoso Autonômico
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1681
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80160.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.