EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1678
Tipo: Artigo
Título: UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM NO FORTALECIMENTO DOS PROGRAMAS DE CONTROLE DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO E TRANSMISSÃO DE HPV
Autor(es): ALMEIDA, Lisboa Almeida
YAMADA, Patricia Ayumi Nunes
LUCENA, Tiago Franklin Rodrigues
BERNUCI, Marcelo Picinin
Abstract: O Instagram é um tipo de rede social online que pode ser utilizado para disseminar informações para a população de forma instantânea. Uma das ferramentas que pode ser utilizada neste é a hashtag que funciona como um facilitador na viralização de campanhas, sendo um fator favorável em informações de saúde, como na conscientização sobre a transmissão do HPV. Até o momento nenhum estudo avaliou a utilização desta rede social online nas campanhas de imunização contra o HPV, dessa forma objetivamos no estudo caracterizar os posts do Instagram usando as hashtag de metadados "#HPV" e “#Vacina contra HPV” na campanha nacional da imunização contra o HPV. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa e exploratória sobre redes sociais online e promoção da saúde (com foco na prevenção da transmissão de HPV) e terá como base a análise de conteúdo no aplicativo Instagram. A coleta dos dados será realizada utilizando as hashtags "#HPV" e “#Vacina contra HPV” a partir da API do Instragram disponibilizada pela própria plataforma. Esperamos com este estudo fornecer uma visão sobre a localização e visualização em mapa dos principais posts sobre o assunto bem como uma lista dos usuários que postam hashtags sobre CCU e HPV. Também, espera-se conseguir descrever a frequência com que os dados apresentam o uso das hashtags mencionadas, buscando assim evidenciar a percepção das adolescentes sobre a relação entre infecção por HPV e CCU bem como propor a utilização da rede social Instagram no fortalecimento das ações de controle da transmissão do HPV.
Palavras-chave: Câncer de colo de útero
empoderamento
proteção e prevenção
saúde da mulher
redes sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1678
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79916.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)185.35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.