EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1664
Tipo: Artigo
Título: JOGO DO DIREITO A CIDADE COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO E REFLEXIVO NO PLANEJAMENTO URBANO
Autor(es): VARGAS, Karine Bueno
AROXA, Bárbara Hayashida
ANTONELLO, Ideni Terezinha
VEIGA, Léia Aparecida
Abstract: No ensino superior é comum a utilização de aulas expositivas como principal estratégia didática na maioria das disciplinas. O jogo enquanto uma estratégia de metodologia ativa, embora pouco utilizado nos cursos de graduação, tem um potencial facilitador da aprendizagem, ao passo que permite a interação e ação por parte dos estudantes. O objetivo desse estudo foi identificar e, com isso, evidenciar parâmetros que possibilitem o desvendamento dos mecanismos de definição dos instrumentos de planejamento e gestão urbanos junto aos discentes. Para tanto foram utilizados levantamentos primários (aplicação do jogo junto a grupos de estudantes, com observação e registro fotográfico) e levantamentos secundários (referencial teórico com temática em planejamento urbano e metodologia ativa). Como resultado verificou-se o envolvimento ativo dos estudantes no decorrer do jogo bem como a correlação da teoria com as ações executadas em cada etapa do jogo, com análises orais que evidenciaram entendimento da lógica da produção do espaço urbano capitalista e a importância da participação popular no planejamento urbano.
Palavras-chave: Ensino Superior
Jogo Direito a Cidade
Metodologias Ativas
Planejamento Urbano
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1664
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gepcc--79509.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)346.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.