EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1659
Tipo: Artigo
Título: FREI ULRICO GOEVERT: PRÁTICAS RELIGIOSAS
Autor(es): SCHUELETER, Leide Barbosa Rocha
Abstract: Este trabalho objetiva tecer algumas considerações acerca de como se estruturou a Ordem dos Carmelitas Calçados na cidade de Paranavaí PR. Nossa proposta para entender esse processo consiste em partir da figura paradigmática de Frei Ulrico Goevert, frei, carmelita, alemão que chegou ao Brasil, especificamente a Pernambuco em 1936 e posteriormente a cidade de Paranavaí- PR em 1951. Dessa maneira nos propomos a analisar o discurso religioso deste, a partir de cartas enviadas pelo mesmo a sua Ordem religiosa na Alemanha, a partir do conceito de escrita hagiográfica de Michel de Certeau. Para assim entendermos como o discurso do Frei que esta materializado nas cartas, são de alguma maneira uma produção de significados, a partir da leitura efetuada pelo nomeado religioso da sociedade em questão. As ideias aqui apresentadas complementam os estudos até o momento desenvolvido e não concluído. Seu conteúdo justifica a sua importância, comprovando assim sua função de abrir novos focos de estudo.
Palavras-chave: Carmelitas
Discurso
Escrita Hagiográfica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1659
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79944.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)191.69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.