EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1650
Tipo: Artigo
Título: EDUCAÇÃO E GÊNERO: A ESCOLA E SEU COMPROMETIMENTO ÉTICO E POLÍTICO
Autor(es): ARAÚJO, Karina de Toledo
Abstract: O objetivo deste trabalho é discutir a formação inicial e continuada de professores e a atuação profissional nos diferentes níveis e modalidades de ensino frente ao projeto de lei “Escola sem Partido” no que diz respeito aos debates de gênero nas instituições escolares. Este cenário corrobora para a fragilização da formação para a atuação docente na educação básica e, consequentemente, a formação educacional individual, social e de nossa cultura. A fragilização educacional tem inúmeras consequências quando falamos de construção social em suas bases objetivas e subjetivas. Este trabalho configura-se como um estudo orientado sob a ótica da pesquisa qualitativa e descritiva. As técnicas e procedimentos metodológicos deste estudo tomam como orientação os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O projeto de lei “Escola sem Partido” destaca entre outros, os termos “doutrinação ideológica” entre as quais a “ideologia de gênero”. Entretanto, tais termos não são relatados nos planos de educação, nos estudos de gênero nenhuma vez e tampouco usado pelas ciências humanas. O gênero, na educação formalizada, é uma das inúmeras maneiras de lutar para a mudança no quadro de violência, preconceitos e estigmatização. O estudo de gênero tem entre os principais objetivos destacar a diversidade das pessoas. Busca-se “desnaturalizar” as diferenças de gênero, indicando para o modo como elas são culturalmente construídas e enfatizando o fato de que fazem parte dos interesses e processos sociais de dominação e exclusão, isto é, dos mecanismos presentes nas relações de poder que permeiam o conjunto das relações sociais.
Palavras-chave: Discriminação
Formação de Professores
Ideologia de Gênero
Preconceito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1650
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79931.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)217.4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.