EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1649
Tipo: Artigo
Título: DISCURSOS RELIGIOSOS SOBRE A MULHER NA IMPRENSA MARINGAENSE (1974)
Autor(es): PAULA, Andressa
Abstract: Os papéis de comportamento feminino e masculino não são naturais, mas sim construídos pela sociedade e pela cultura, e entre as instituições que delimitam e disseminam esses padrões e modelos de conduta está a Igreja Católica. Em sintonia com essa concepção, a presente pesquisa buscou analisar as representações da mulher veiculadas no jornal Folha do Norte do Paraná no ano de 1974. Esse meio de comunicação impresso se caracterizou como um dos principais veículos da Igreja Católica na região norte do Paraná entre 1960 e 1970. Após o processo de digitalização e tabulação dos conteúdos do jornal que faziam menção à mulher, foi criado cinco eixos temáticos a fim de analisar as representações contidas no periódico: Coluna feminina, Trabalho, Publicidade, Conflitos e Religião. Para esse artigo foi proposto apresentar resumidamente os quatro primeiros temas e dar maior enfoque a relação entre o discurso religioso e as representações da mulher.
Palavras-chave: Imprensa
Igreja Católica
Mulher
Maringá
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1649
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79518.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)2.86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.