EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644
Tipo: Artigo
Título: A FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO: CONTRIBUIÇÕES DO ÂMBITO FAMILIAR E ESCOLAR
Autor(es): PAIVA, Euda Márcia Dias
SILVA, Ivan Vieira da
DIAS, José Francisco de Assis
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo investigar a formação de leitores críticos no ensino fundamental das escolas públicas, estabelecendo um caminho adequado para levar o sujeito a ser um leitor crítico através da leitura diversificada. Para tanto, houve pesquisa de campo em uma escola pública de Brasília, bem como pesquisa exploratória e bibliográfica de conteúdos e pesquisas que relatam o ser como leitor desde seus primeiros anos de vida, de sua inicial trajetória escolar até a sua formação. Por meio da análise dos resultados da pesquisa de campo foi possível definir que, embora haja interesse dos docentes em intensificar o trabalho com a literatura, a gramática se sobrepõe substancialmente aos estudos literários. Os estudos bibliográficos demonstraram que há solução para melhorar esse contexto, portanto, serão levantadas estratégias para melhoria da qualidade da prática pedagógica na formação do leitor crítico.
Palavras-chave: Leitor crítico
literatura
formação
família
escola
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1644
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80188.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)208.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.