EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1643
Tipo: Artigo de Evento
Título: POTENCIALIDADES E RESTRIÇÕES GEODINÂMICAS DAS UNIDADES DE PAISAGEM PARA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO SANTO INÁCIO-PARANÁ-BRASIL
Autor(es): OLIVEIRA, Rodrigo Batista de
Abstract: A presente pesquisa visa realizar estudos das transformações da paisagem sobre o recorte espacial da bacia do ribeirão Santo Inácio, localizada no norte/noroeste do Paraná. Para o desenvolvimento do presente trabalho, utilizaram-se como pressuposto metodológico trabalhos de Crepani at al. (2001). Os dados cartográficos da bacia foram importantes para a interpretação da dinâmica do relevo e, por consequência, para a análise da paisagem. Sendo assim, identificaram-se 3 compartimentos ou unidades de paisagem denominados UGI, UGII e UGIII, neles se apresentam a relação do uso da terra e suas potencialidades e restrições a ocupação humana. A aplicação do índice de vulnerabilidade ambiental, fundamentado em Crepani at al. (2001), demonstrou que cada conjunto de unidades tem graus diferenciados, determinando, assim, sua heterogeneidade geoambiental.
Palavras-chave: Unidades de paisagens
Geodinâmicas
Bacia hidrográfica
Ocupação Humana
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1643
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79894.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)559.56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.