Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1628
Tipo: | Artigo |
Título: | A CONTRIBUIÇÃO DA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PARA A ORGANIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES DE ENSINO DE CONTEÚDOS ESCOLARES PARA O CURSO DE PEDAGOGIA COM VISTAS À APLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS |
Autor(es): | NEVES, Isabel Cristina |
Abstract: | Este trabalho de cunho bibliográfico, resultou da proposta feita no Projeto de Pesquisa Isolado em que busquei analisar a abordagem Histórico-cultural ou Psicologia Histórico-cultural, desenvolvida por Vigotski comparando-a a abordagem Histórico-crítica de Saviani, com a finalidade de perceber diferenças e semelhanças entre elas. Por trabalhar mais de 10 anos com a disciplina de Metodologia do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática me colocou frente ao problema enfrentado por grande parte dos acadêmicos de Pedagogia que é a falta de conhecimento dos conteúdos elementares que compõem os programas de ensino da educação básica. Mediante essas dificuldades tanto de acadêmicos quanto de professores, fez-se necessário pesquisar o conceito da abordagem Histórico-cultural e Histórico-crítica com vistas à aplicação, quando viáveis, em suas práticas pedagógicas. Meus questionamentos ao abordar essa temática foram: Como o aluno do curso de Pedagogia poderá ensinar conteúdos referentes aos anos iniciais quando não tem domínio deles? Como eu, professora de Metodologia de Ciências da Natureza e Matemática, posso auxiliar alunos dos cursos de formação a terem o domínio desses conteúdos quando não possuo conhecimento de concepções pedagógicas e alternativas metodológicas para que eles desenvolvam um trabalho de excelência à frente de turmas dos anos iniciais ou compondo a equipe pedagógica nas escolas? Aponto pesquisas realizadas no Brasil que indicam dificuldades dos alunos do ensino fundamental e a necessidade de promover a interdisciplinaridade entre as diferentes disciplinas, bem como outras práticas que possam promover um ensino de qualidade. |
Palavras-chave: | Formação de professor formação continuada interdisciplinaridade práticas inovadoras |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1628 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--79574.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 207.5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.