EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1627
Tipo: Artigo de Evento
Título: O USO DO MAPA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA AO ENSINO DE GEOGRAFIA ECONÔMICA
Autor(es): PERIÇATO, André Jesus
HAUSER, Leonardo Antonio de Carvalho
PAES, Caio Esteves Roboli
Abstract: Aulas com atividades práticas são reivindicações constante dos alunos, pois o foco de interesse dos alunos se volta a aquilo que é concreto, palpável e que não se reduz apenas à imaginação ou a aspectos teóricos. Deste modo, objetivou-se a aplicação de uma atividade prática com o intuito de ultrapassar os limites dos livros didáticos. A aula prática foi baseada em uma atividade dinâmica com o mapa do Brasil, na qual os alunos foram desafiados a realizar associações e elaborar por conta própria um mapa temático representando as três regiões geoeconômicos do Brasil, com destaque para os aspectos relacionados à dinâmica econômica de cada uma dessas regiões. Para este fim, a turma de 30 alunos do 7º ano foi dividida em três grupos, cada qual responsável por pesquisar e organizar os dados referentes às atividades agrícolas, industriais e de extração de recursos minerais de cada uma das três regiões geoeconômicas. Pôde-se observar um grande interesse por parte dos alunos com o uso do mapa em sala de aula, promovendo uma interação com o recurso didático. Foi possível, também, observar a importância de se buscar maneiras diferenciadas para ensinar os diversos conteúdos geográficos presentes no currículo escolar. Cabe ao professor, portanto, buscar continuamente novos conhecimentos, novas metodologias, assim alcançando uma nova proposta de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cartografia
Recursos Didáticos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1627
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79451.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)423.94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.