EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1623
Tipo: Artigo
Título: A 'BOA IMPRENSA' CATÓLICA NAS PÁGINAS DA REVISTA A CRUZADA (1926 - 1931)
Autor(es): PAULA, Andressa
ANDRADE, Solange Ramos de
Abstract: A presente pesquisa possui como temática a imprensa católica e o seu recorte espaço-temporal é o Paraná entre 1926 a 1931. O objetivo dessa investigação é analisar a atuação da chamada “boa imprensa” no Paraná a partir de um periódico específico, a revista mensal A Cruzada criada em 1926 na cidade de Curitiba. Além disso, busca-se identificar as temáticas mais recorrentes presentes no periódico. A coleta das edições da revista ocorreu no Círculo de Estudos Bandeirantes de Curitiba por meio da fotografia do acervo. Após a etapa da coleta, foi realizada a leitura e a sistematização dos dados identificados por meio de uma tabela criada no Word. Buscamos analisar esse periódico a partir dos aportes metodológicos de Luca (2008) e Cruz e Peixoto (2007). Com a leitura dos dados coletados foi possível identificar as seguintes temáticas presentes na A Cruzada: a doutrina católica, a imprensa e a leitura, o combate a outras religiões, a moda feminina e a família. Visando o período de pesquisa e a profundidade necessária para a análise, optou-se por trabalhar com o tema da imprensa e da leitura, que são tratados intrinsecamente ligados nos textos e artigos do periódico. A análise da temática escolhida como foco da pesquisa ainda se encontra em desenvolvimento.
Palavras-chave: Imprensa
Leitura
Igreja Católica
Paraná
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1623
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79519.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)1.99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.