EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
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Tipo: Artigo
Título: O USO DA MUSICOTERAPIA COMO POSSIBILIDADE DE TRATAMENTO DO TDAH: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Autor(es): RIBAS, Solange Viana da Costa
COLI, Talita Ribeiro
SILVA, Yara Cristina Romano
MAINRADES, Sandra Cristina Catelan
Abstract: As estatísticas apontam um crescimento significativo da prescrição do medicamento à base de metilfenidato, visto ser ele, a primeira opção para o tratamento do TDAH, entretanto novas formas de tratamento podem ser estudadas, à vista disso, o objetivo deste projeto de pesquisa é avaliar o potencial da música clássica em alargar o foco discriminativo e a atenção sustentada no transtorno de déficit de atenção e qualificar seus benefícios para a expansão da atenção e do foco. Para tanto realizamos uma busca bibliográfica sobre o quanto a música clássica pode contribuir para o tratamento do TDAH, não encontrado nenhum artigo referente ao tema da pesquisa, buscamos artigos associados à plasticidade neuronal, visto que no TDAH muitas áreas cerebrais funcionam de forma ineficaz, prejudicando o aprendizado e a vida social da criança. A musicoterapia é uma ciência emergente, e em estudo, não sendo utilizada ainda na forma de tratamento interventivo, relacionado ao transtorno do TDAH, contudo as técnicas de neuroimagem comprovam alterações significativas no cérebro, nas regiões onde o transtorno causa alterações (hipocampo, córtex motor, corpo caloso e córtex frontal, pré-frontal e outras áreas). Logo a terapia com música clássica tende a estimular a concentração, organizar as atividades, melhorar a memória, manter a atenção e a organização sequencial da experiência, conforme as estruturas complexas que a própria música contém, assegurando um aprendizado organizado e sequencial. Os resultados encontrados apontam para tal terapia como uma alternativa confiável quiçá podendo ser utilizada como forma de tratamento adjunta ao medicamento ou como intervenção primária.
Palavras-chave: Musicoterapia
Metilfenidato
TDAH
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1619
Data do documento: 24-Out-2017
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