EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1616
Tipo: Artigo
Título: A TRANSEXUALIDADE À LUZ DA PSICANÁLISE
Autor(es): ZORTEA, Giovanna Botini
FREITAS, Thais Lins de
INADA, Jaqueline Feltrin
Abstract: A presente pesquisa pretende investigar a maneira como a teoria psicanalítica, sobretudo a de Robert Stoller, concebe a gênese da transexualidade, isto é, identificar os fatores psicodinâmicos que exercem influência na construção de tal manifestação da sexualidade. Para tanto, efetuaremos uma revisão bibliográfica que evidencie as concepções psicanalíticas a respeito de tal fenômeno. Posteriormente, realizaremos uma coleta de dados em uma pessoa transexual, por meio de uma entrevista aberta, com a finalidade de extrair de seu discurso elementos de suas vivências, sobretudo infantis, que constituíram a formação de uma sexualidade transexual. Após a coleta de dados, realizaremos a análise dos conteúdos obtidos na entrevista aberta baseando-se na teoria psicanalítica, estabelecendo uma possível relação entre as concepções teóricas deste fenômeno e as vivências da pessoa transexual, oferecendo, assim, um apoio técnico para terapeutas psicanalistas que vierem a deparar-se com indivíduos transexuais em seu ambiente clínico ou até mesmo no trabalho no campo da saúde mental. A pesquisa encontra-se em andamento, portanto, não foi possível ainda efetuar a realização da entrevista. Isso implica que os resultados obtidos até o momento são de natureza exclusivamente bibliográfica, construídos a partir da leitura e compreensão dos escritos de autores como Robert Stoller. Neste sentido, espera-se, no final da pesquisa, identificar os conteúdos inconscientes que exercem influência no processo de construção da transexualidade do sujeito, de modo a esclarecer e ilustrar a teoria fundamentada.
Palavras-chave: Gênero
Gênese
Transexuais
Robert Stoller
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1616
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79539.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)168.37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.