EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1609
Tipo: Artigo
Título: O ROSÁRIO, A VIRGEM E O DEMÔNIO: FREI NICOLAU DIAS E O DISCURSO EM PROMOÇÃO À DEVOÇÃO DO ROSÁRIO DA VIRGEM MARIA
Autor(es): COSTA, Rodrigo Cesar
Abstract: O presente texto tem por objetivo apresentar uma das discussões realizadas durante a pesquisa de mestrado em história referente ao discurso construído pelo frade dominicano Nicolau Dias em promoção à devoção do Rosário da Virgem Maria. A discussão que aqui apresentaremos versará sobre a construção do discurso de Dias (1573) e as operações sagradas realizadas por meio do Rosário contra os males demoníacos. Para tanto parte-se da obra Livro do Rosário de Nossa Senhora, de autoria do referido frade dominicano, impressa na casa de Francisco Correa e publicada no ano de 1573, em Lisboa, Portugal. Metodologicamente pautamos nossa pesquisa nas discussões acerca da construção de narrativas hagiográficas de Michel de Certeau (1982) e Gerardo Fabián Rodríguez (2012), bem como as reflexões sobre análises discursas a partir de Eni Orlandi (2003). Compreendendo que todo documento é fruto de um período histórico e que apresenta intenções de um autor que o produz, nossa pesquisa, analisou a construção discursiva do autor do Livro do Rosário de Nossa Senhora (1573) em consonância com o contexto histórico que o mesmo viveu e dos “lugares sociais” (CERTEAU, 1982) que ocupou e se fez representante. Após pesquisas e análises realizadas observou-se que diante de um cenário de disputa por bens de salvação, Nicolau Dias (1573) construiu uma narrativa em defesa do Rosário da Ordem dos Pregadores e para tanto se utilizou que alguns recursos narrativos de convencimento e promoção da devoção mariana, dentre eles a utilização das figuras da Virgem Maria e do Demônio.
Palavras-chave: Demônio
Frei Nicolau Dias
Hagiografia
Rosário
Virgem Maria
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1609
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80425.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)216.96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.