EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1608
Tipo: Artigo
Título: A PRÁTICA EXPERIMENTAL NOS CONTEÚDOS DE CORPO HUMANO E SAÚDE EM UM COLÉGIO ESTADUAL DE CRUZEIRO DO OESTE - PR
Autor(es): BERTUSSO, Fernando Rodrigo
BAR, Maira Vanessa
MALACARNE, Vilmar
Abstract: A apropriação do conhecimento teórico e prático pelo aluno pode estar relacionada com a experimentação no Ensino de Ciências. Autores como Krasilchik (2008), Rosito (2008), entre outros, relatam a importância de atividades práticas no contexto escolar, auxiliando o ensino-aprendizagem dos conteúdos. Desta forma, realizamos um trabalho com os alunos do Oitavo ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Almirante Tamandaré de Cruzeiro do Oeste - PR. A pesquisa de cunho investigativo, teve por objetivos averiguar sobre o efeito de atividades práticas no Ensino de Ciências, em conteúdo de corpo humano e saúde. Foram aplicados questionários antes e depois das atividades experimentais, abordando conteúdos sobre o Sistema Respiratório, verificando o interesse, motivação e aprendizagem dos alunos. As respostas das questões analisadas indicaram que esta proposta de ensino possibilita um melhor envolvimento do estudante com o conteúdo, interpretando ideias sobre observações e fenômenos, tendo o propósito de apropriação do conhecimento. Essas aulas ainda possibilitam a interpretação de resultados e a reflexão sobre as implicações destes sobre a saúde e uma melhor qualidade de vida. Discussões a respeito da objetividade das aulas práticas, a validade das mesmas como fator motivacional, bem como o seu uso coerente foram feitas. A avaliação que se faz do estudo mostra que apesar das críticas, o desenvolvimento de aulas práticas, bem como outras atitudes motivadoras, mesmo que de forma simples e não contínua, interfere positivamente nas opiniões que os estudantes possuem em relação a disciplina de ciências e os conteúdos de corpo humano e saúde.
Palavras-chave: Corpo Humano e saúde
Ensino de Ciências
Experimentação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1608
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79874.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)225.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.