EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591
Tipo: Artigo
Título: UMA OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(es): OLIVEIRA, Márcia Daiane Danilussi
OLIVEIRA, Wellington Piveta
Abstract: As reflexões sobre as práticas e pesquisas em Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental tem se mostrado incipiente na comunidade acadêmica brasileira que pesquisa sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática. Visando contribuir com esse debate e, ao mesmo tempo, ampliarmos o conhecimento ainda no processo de formação inicial, apresentamos essa pesquisa que tem por objetivo conhecer sobre as práticas de Modelagem Matemática desenvolvidas nos Anos Inicias, a partir do mapeamento de trabalhos que tematizaram sobre elas para o ensino de Matemática. Para a realização da pesquisa de natureza qualitativa, utilizamos do Método de Leitura Científica de Cervo e Bervian (1996) para reconhecimento e análise do corpus, que se mostrou possível nos anais de 8 edições da Conferência Nacional sobre Modelagem Matemática (CNMEM). O olhar para 10 trabalhos dos 441 que pertenciam a esses anais, nos mostrou que em 18 anos de realização da Conferência, poucos foram os trabalhos que tematizaram práticas de Modelagem Matemática nos Anos Iniciais. Além disso, nos revelou que essas práticas de Modelagem Matemática se mostraram como uma alternativa metodológica que moldaram às características desse contexto, portanto, potencialmente de serem desenvolvidas nos Anos Iniciais.
Palavras-chave: CNMEM
Pesquisa educacional
Ensino de Matemática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1591
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80305.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)226.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.