Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590
Tipo: | Artigo |
Título: | AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO SOBRE A TEORIA-HISTÓRICO CULTURAL |
Autor(es): | MARINHO, Amanda Cristina Ferreira CORDEIRO, Suzi Maria Nunes FERREIRA, Helaine Patrícia |
Abstract: | O presente projeto pretende investigar sobre a teoria Histórico-Cultural, bem como a aplicação de sua prática pedagógica por professores da rede municipal de ensino de uma cidade do norte do estado do Paraná. O objetivo geral consiste em compreender como a teoria elaborada por Lev Semionovich Vygotsky é conhecida pelos docentes e quais os reflexos desses entendimentos em suas práticas pedagógicas. Para que seja possível identificar os conceitos elaborados, faremos uma entrevista semiestruturada e utilizaremos a Teoria das Representações Sociais, que investiga como se formam e como funcionam os sistemas de referência que utilizamos para classificar objetos, além de interpretar os acontecimentos da realidade cotidiana. Essa teoria norteará nossa pesquisa. A análise dos dados será quali-quantitativa, com base na análise do discurso. Também será realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a teoria elaborada por Lev S. Vygotsky, a fim de constatarmos os conceitos estabelecidos pelo autor e suas contribuições para o campo da Educação. O estudo justifica-se pela relevância em mostrar aos futuros profissionais da Educação a importância de conhecer a teoria norteadora dos trabalhos pedagógicos, bem como os reflexos desse desconhecimento na maneira de mediar o ensino e a aprendizagem na educação escolar. Para tanto, tentaremos responder a seguinte problemática: qual é a representação social dos professores sobre a teoria Histórico-Cultural? Assim, poderemos identificar os reflexos desses conceitos no cotidiano escolar. Espera-se contribuir com a formação crítica e reflexiva do futuro educador, quanto a sua prática pedagógica, no entendimento da criança como ser em constante desenvolvimento. |
Palavras-chave: | Educação escolar Psicologia mediação conceitos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1590 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--79366.pdf | Trabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 168.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.