EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587
Tipo: Artigo
Título: ARQUITETURA ESCOLAR: SUA CONSTITUIÇÃO COMO INSTITUIÇÃO NO BRASIL
Autor(es): PALAORO, Greyze Maria
GONÇALVES, Pamela
OLIVEIRA, Verônica Rosemary de
MALACARNE, Vilmar
Abstract: Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões acerca do processo de construção social do papel assumido pelo ambiente escolar. É nesse espaço que a maioria das pessoas passam longos anos de sua vida, e nas discussões pertinentes à educação a arquitetura escolar nem sempre este presente. Na maioria das vezes, realizam-se pesquisas que abrangem metodologia, formação de professores, material didático, avaliação, entre outros, enquanto que as questões referentes ao espaço escolar são deixadas em segundo plano. Com objetivo de conhecer um pouco mais sobre a influência da arquitetura escolar no processo de aprendizagem dos alunos, buscou-se levantar o processo de evolução do ambiente escolar e suas atribuições no aprendizado dos alunos na realidade escolar brasileira. Nesta perspectiva foi realizada uma busca direcionada em artigos científicos e livros que tratam do histórico da arquitetura escolar, para reconhecer as transformações pelas quais está passou durante os séculos. Percebemos que a relação da arquitetura escolar está intimamente ligada às questões sociais, favorecendo a uma determinada classe social. Outro aspecto relevante, é que, mesmo tendo uma demanda crescente, devido ao aumento populacional, a busca por suprir o número de vagas nas escolas, fez com que os aspectos arquitetônicos, relevantes ao aprendizado, fossem deixados de lado, dando lugar ao improviso na implantação de escolas sendo, esta realidade, algo ainda presente.
Palavras-chave: Ambiente escolar
Arquitetura escolar
Prédio Escolar
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1587
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79720.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)925.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.