EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1586
Tipo: Artigo
Título: UM OLHAR DIGITAL: APLICATIVOS QUE INTERAGEM COM “PESSOAS” APÓS A MORTE: UMA ANÁLISE SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS E AS VIOLAÇÕES DA DIGNIDADE HUMANA NO USO DA IMAGEM POST MORTEM
Autor(es): SILVA, Uriel Henrique da
DOTO, Vanessa Cristina
Abstract: O comportamento do homem pós-moderno deriva em muitos aspectos da sua interação com a tecnologia. Destarte, torna-se cada vez mais comum observar novas condutas resultantes dessa interação do homem com a inteligência artificial de computadores e softwares digitais. O uso da imagem em redes e mídias sociais é de grande interesse por parte dos seus usuários, seja pela própria exposição ou pela busca da imagem de outros. Esse crescente interesse e estímulo à exposição pública por parte de seus usuários tem feito com que novos recursos digitais de manipulação da imagem sejam aperfeiçoados e inovados. A mais recente inovação no campo dos recursos de manipulação de fotos e imagem digital apresenta, no entanto, uma preocupação para os direitos individuais do ser humano. A tecnologia empregada em aplicativos para aparelhos de redes móveis (smartfones e tablets) propõe a possibilidade de interação entre seus usuários e pessoas falecidas. Basta apenas que ainda em vida o indivíduo tenha sua imagem “scaneada” e armazenada em banco de dados do servidor, podendo ser utilizada pelo utente do aplicativo a qualquer momento, permitindo a interação deste com seu ente falecido, propiciando-lhe tirar “selfs” das mais possíveis formas que se possa imaginar. O risco que essa nova interação e manipulação de imagens traz vai mais além, pois permitirá, ainda, possível vídeo e áudio do falecido, desrespeitando o direito subjetivo de ter ou não a imagem vinculada a qualquer situação que não permita, já que não é necessário a autorização do indivíduo para a sua veiculação.
Palavras-chave: direitos da personalidade
interação pós-morte
tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1586
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80414.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)171.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.