EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1584
Tipo: Artigo
Título: APRENDER BRINCANDO: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autor(es): BORGES, Carla Cristine
MENDONÇA, Camila Tecla Mortean
FIGUEROA, Amanda Gladyz Blasquez
Abstract: Esta pesquisa possui como objetivo analisar a importância da utilização do lúdico no processo de ensino e de aprendizagem, assim como compreender de que forma o lúdico contribui para o desenvolvimento integral da criança. O lúdico proporciona para a criança o aprendizado no campo intelectual, físico, social e cultural, desta forma, a utilização do lúdico por meio dos jogos e brincadeiras permite que a criança demonstre seus limites e habilidades de forma divertida e eficaz ao mesmo tempo. Por meio do questionamento: qual é a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem? O estudo propõe-se a contribuir em nível elevado com a prática docente, para que seja aprimorada. Neste sentido, para o desenvolvimento desta pesquisa serão utilizadas estratégias que proporcione a realização da pesquisa exploratória qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica em fontes como livros, artigos, anais publicados em congressos, dentre outros. Ao final desta pesquisa, concluímos que é preciso levar o educador e a escola a compreenderem a importância da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino e de aprendizagem, de forma a contribuir positivamente para a educação, especialmente a Educação Infantil que nem sempre é percebida como uma etapa importante do processo de formação dos cidadãos.
Palavras-chave: Lúdico
Educação Infantil
Jogos
Brincadeiras
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1584
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79382.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)208.15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.