EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DE ASPECTOS INTEGRANTES DO CONTEÚDO “FILO CNIDÁRIA” EM TRÊS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO
Autor(es): BERLIM, Moacir Henrique Souza
PRAZERES, Jonatas Alécio dos
HOKASONO, Camila Naomi
OLIVEIRA, André Luis de
Abstract: Em vista da utilização do livro didático como ferramenta básica para a atividade da docência, este trabalho visa avaliar como o conteúdo sobre o Filo Cnidária é abordado em três livros didáticos de Biologia utilizados no Ensino Médio. As análises realizadas tiveram como base aspectos primordiais para a construção do que seria um bom livro didático. Assim, ao fim da avaliação, foi possível determinar as falhas e acertos de cada um dos materiais analisados, com o objetivo de sugerir melhorias para todos eles. Os livros analisados foram AMABIS, José Mariano; MARTHO, Gilberto Rodrigues. Biologia. Ed. Moderna – Volumes 2”; “LINHARES, Sérgio, GEWANDZANAJDER, Fernando. Biologia hoje. Editora Ática – Volumes 2” e “PAULINO, Wilson. Biologia. Editora Ática – Volume único. Cada livro foi avaliado considerando oito aspectos importantes da composição do conteúdo “Filo Cnidária”, atribuindo notas de 0 a 10, calculando uma média geral com a nota alcançada em cada item. Todos os livros obtiveram nota zero em pelo menos 3 itens e a minoria dos aspectos avaliados alcançaram a nota máxima. A partir dessa avaliação foi possível eleger o melhor livro para utilização no processo de ensino, bem como os aspectos que os mesmos devem contemplar para as edições posteriores.
Palavras-chave: Aprendizagem
Docência
Avaliação
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1579
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80379.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)189.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.