EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE BASE TECNOLÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PÚBLICO DO PARANÁ
Autor(es): FACCIN, Tatiana Carla
BORTOLOZZI, Flávio
FORNO, Letícia Fleig Dal
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Abstract: Para o modelo de Mercado de trabalho pautado no conhecimento e com desenvolvimento rápido da tecnologia, investir na criação e compartilhamento do conhecimento possui valor estratégico para as organizações. Nesse contexto, torna-se importante aplicar as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) com a finalidade de utilizar e valorizar o conhecimento existente na organização para melhorar o seu desenvolvimento e garantir vantagem competitiva. Dentro do ambiente escolar, a GC contribui com suas práticas e ferramentas que favorecem a promoção de ambientes facilitadores para o compartilhamento do conhecimento e para a aprendizagem. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como o objetivo geral diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de base tecnológica em escolas municipais de Ensino Público da Região da AMUSEP/Paraná. A pesquisa possui uma abordagem quantitativa e configura-se como um estudo de caso múltiplo. O instrumento para coleta de dados foi um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA). Ao analisar os resultados obtidos com a pesquisa, observou-se que o estágio de implantação e de alcance das práticas de GC relacionadas à base tecnológica é baixo, algo que demonstra a necessidade de criação de medidas por parte dos formuladores de políticas públicas educacionais para a ampliação do grau de implantação e alcance das práticas de GC de base tecnológica nas escolas públicas analisadas.
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento no Contexto Educacional
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1577
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79394.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)251.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.