EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1576
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO USO DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA PELOS ARQUITETOS EM MARINGÁ-PR
Autor(es): MARTINS, Priscila Duarte Sartor
TAMANINI, Carlos Augusto de Mello
Abstract: O aumento no consumo de energia faz dos centros urbanos um dos setores de maior impacto no balanço energético mundial. Os sistemas de energia elétrica veem sendo tradicionalmente projetados para uma produção centralizada. Percebe-se atualmente, alguns fatores, como questões ambientais e a falta de grandes áreas disponíveis, têm causado uma mudança nesse perfil, onde a geração distribuída passa a ter importância na reestruturação dos sistemas tradicionais. A energia solar fotovoltaica possibilita a geração de eletricidade integrada às edificações, mas esta fonte ainda possui uma das menores participações nas matrizes energéticas. Dentre os vários fatores que levam a isto, está o desconhecimento dos profissionais da construção civil, principalmente os arquitetos. Com isto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento dos arquitetos da cidade de Maringá-PR, através da aplicação de questionário, em relação à geração de energia solar fotovoltaica. Esta pesquisa identificou que, a maioria dos arquitetos respondentes conhecem a tecnologia fotovoltaica (FV) para a geração de energia, mas, não sabem empregar no seu projeto, e não conhecem as possibilidades técnicas. Muitas vezes não conhecem também empresa ou profissional que trabalha com essa tecnologia. O Sol está a nosso favor e ainda, o Brasil possui uma das maiores reservas de silício do mundo (componente necessário na fabricação dos módulos). Para a energia solar fotovoltaica se desenvolver e ampliar é preciso ter políticas públicas voltadas ao incentivo da energia solar, como reduzir os custos internos e promover a qualificação profissional, além da necessidade de maior divulgação e difusão no meio dos arquitetos.
Palavras-chave: Arquitetura Sustentável
Energia Solar Fotovoltaica
Geração Distribuída
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1576
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79339.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)176.58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.