EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1575
Tipo: Artigo
Título: ANÁLISE DA PAISAGEM RURAL DO MUNICÍPIO DE MARIALVA - PR: A EMPRESA BSBIOS COMO AGENTE INDUTOR DA PAISAGEM
Autor(es): PINHEIRO, Isadora
SANT’ANA, Lucas Cesar Frediani
Abstract: O estudo dos agentes que transformam o território é muito importante, pois são eles que modificam o espaço geográfico e constroem novas paisagens. A paisagem, que é um conceito bem discutido na ciência geográfica, será o foco deste estudo. O objetivo desse trabalho é analisar a paisagem rural do município de Marialva-PR e verificar se houve alguma modificação a partir de um agente indutor da produção agrícola no município, que é a empresa BSBios. Outras questões importantes analisadas no presente trabalho é se a empresa também afeta a economia da cidade, como funciona a sua dinâmica de atuação na cidade e na região, e também quais os benefícios que a instalação da empresa proporciona para Marialva. Para compreender todas essas questões que envolvem os objetivos do trabalho é importante destacar as contribuições de Georges Bertrand no estudo da paisagem e o debate do conceito de desenvolvimento regional e paisagem. O contexto histórico da região também se faz presente, que no caso de Marialva, se iniciou a partir da expansão da cafeicultura do estado de São Paulo, para a região Norte do Paraná. Esse estudo tem caráter qualitativo, contando com as técnicas da pesquisa de campo, entrevistas e as análises bibliográficas e documentais dos materiais relevantes para a temática trabalhada.
Palavras-chave: Paisagem
Paisagem
BSBios
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1575
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79801.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)319 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.