EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1570
Tipo: Artigo
Título: ALGODOO: ALGUMAS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
Autor(es): SCHWERZ, Roseli Constantino
FONTES, Adriana da Silva
COSSICH NETO, Mauricio
Abstract: Trabalhar as disciplinas de modo mais atrativo aos alunos e demonstrar o conteúdo de forma mais interligada com suas realidades é sempre um desafio para os professores. Em ensino de Física, especificamente, os experimentos sempre foram empregados de modo que os estudantes pudessem visualizar os fenômenos físicos, além da possibilidade de entrar em contato real com eles. No entanto, muitas vezes as escolas não possuem laboratórios de Física ou recursos para compra de materiais para a realização de experimentos. Diante disto, o objetivo deste trabalho é explorar e apresentar uma ferramenta de estudo para que estudantes possam avaliar, testar e comprovar conceitos, demonstrados em sala de aula e em livros teóricos, de uma forma mais simples e divertida. Para isso, o software Algodoo, um software gratuito da empresa Algoryx Simulation, é descrito neste trabalho sendo aplicado no estudo de alguns tópicos de mecânica, mostrando a sua capacidade interativa de simular a realidade virtual, de modo que o usuário tenha controle sobre quase todas as variáveis que contemplam cada objeto de estudo.
Palavras-chave: Algodoo
Ensino
Física
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1570
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80200.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)440.81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.