EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1568
Tipo: Artigo
Título: ADMINISTRAÇÃO NA GESTÃO DE CONFLITOS ACADÊMICOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CURITIBA - PR
Autor(es): BARBOSA, Daiane
PONTOS, Carlos Henrique
KARAM, Labibo Elias
RODRIGUES, Patricia Pinheiro
Abstract: O conflito está presente na jornada humana diariamente. Sendo que em determinados momentos pende para situações positivas e outras para situações negativas, resultando na divergência predatória ou na convergência construtiva. Na escola ou na empresa, o relacionamento humano cresce e amadurece quando discutem as diferentes opiniões. A convivência num ambiente acadêmico, pautada pela juventude que interroga, questiona e cada vez mais se torna independente, implica em reconhecer a divergência como realidade presente. Nesse contexto, as diferenças individuais são desafios à compreensão do outro, à tolerância e à disposição de fazer concessões em prol do bem comum. Estudar esse tema admirável fascina quando a luz dos grandes mestres e suas obras evidenciam as respostas que se busca para definir relevante tema. Todavia, a equipe buscou além da teoria, ouvir dos próprios acadêmicos e suas opiniões através de questionários preenchidos por 362 voluntários. Onde como principal conclusão tem-se que o conflito ocorre no ambiente acadêmico por situações de divergência de opinião, principalmente no relacionamento interpessoal, como o comportamento e a convivência com pessoas de diferentes personalidades, que por vezes é tortuosa principalmente por questões de ordem pessoal. Este artigo, buscou oferecer subsídios ao estudo futuro sobre o tema e, por conseguinte, a aplicação de instrumentos que possam ajudar na negociação das diferentes opiniões que ocorrem entre os discentes da Instituição de Ensino e assim uma melhor administração de tais conflitos.
Palavras-chave: Administração de Conflitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1568
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79423.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)208.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.