EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1566
Tipo: Artigo
Título: DIREITOS DA PERSONALIDADE: A IMPENHORABILIDADE DO IMÓVEL EM QUE RESIDE PESSOA SOLTEIRA
Autor(es): BEZERRA, Renata de Cassia
GIACOMELLI, Márcia Fátima da Silva
Abstract: Este artigo teve como objetivo estudar a Impenhorabilidade do Bem de Família, que pode ser direcionada a pessoas solteiras. A Lei nº 8.009/90 expõe normas de cunho humanitário, protegendo o imóvel da família e assegurando, em especial, às pessoas que enfrentam dificuldades financeiras uma vida digna, sem privação de sua moradia, independentemente de seu estado civil. O Código Civil atual volta-se para a proteção do real fundamento do direito: o homem. A partir da Constituição Federal de 1988, a dignidade da pessoa humana é princípio fundamental do Brasil, norma que deve reger todas as relações. A legislação brasileira, a doutrina e o Superior Tribunal de Justiça entendem ser possível a Impenhorabilidade do Bem de Família para pessoa solteira, pois estende as características e os princípios que asseguram os direitos da personalidade. Deste modo, as decisões judiciais devem estar de acordo com as mudanças sociais e, cada vez mais, há mais pessoas que decidem ser solteiras e devem ter seu direito à moradia protegido, uma vez este é um direito personalíssimo que precisa ser protegido de forma ampla e irrestrita.
Palavras-chave: Direito Civil
Impenhorabilidade de Bem de Família
Pessoa Solteira
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1566
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79368.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)231.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.