Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1563
Tipo: | Artigo |
Título: | DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES |
Autor(es): | OLIVEIRA, Jaqueline de ALARCÃO, Ana Carolina Jacinto |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores. |
Palavras-chave: | Dinâmica escolar Processo de ressocialização Medidas socioeducativas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | UNIVERSIDADE CESUMAR |
Sigla da Instituição: | UNICESUMAR |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1563 |
Data do documento: | 24-Out-2017 |
Aparece nas coleções: | X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
epcc--79456.pdf | Trabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017) | 212.8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.