EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1563
Tipo: Artigo
Título: DINÂMICA ESCOLAR NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES INFRATORES: A PERSPECTIVA DOS PROFESSORES
Autor(es): OLIVEIRA, Jaqueline de
ALARCÃO, Ana Carolina Jacinto
Abstract: Este trabalho teve como objetivo compreender a dinâmica escolar dos adolescentes infratores e seu processo de ressocialização, partindo da visão e perspectiva dos professores. A metodologia foi apoiada na fenomenologia. A população de estudo foi constituída por seis professores de uma Escola Estadual do Município de Maringá - PR. Utilizou-se de entrevista aberta, norteada por uma questão orientadora. A análise fenomenológica dos discursos desvelou a compreensão das significações essenciais sistematizadas nas categorias: 1° olhar dos professores: falência do sistema familiar dos adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa, 2° desafio no acompanhamento adequado do adolescente infrator no sistema escolar, 3° dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, sentimento de impotência de incapacidade dos professores, 4° a falta de credibilidade dos professores diante das perspectivas de futuro dos adolescentes infratores.
Palavras-chave: Dinâmica escolar
Processo de ressocialização
Medidas socioeducativas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1563
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79456.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)212.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.