EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1554
Tipo: Artigo
Título: SINTOMAS DEPRESSIVOS EM GESTANTES: REPERCUSSÕES NA FORMAÇÃO DO VÍNCULO MATERNO-FETAL
Autor(es): SILVA, Marilia Da Mata
MARQUES, Andréa Grano
Abstract: A gestação, período compreendido entre a concepção e o parto, constitui-se em um fenômeno no qual a mulher passa por intensas transformações fisiológicas, psicológicas e sociais, que repercutem na formação do vínculo materno-fetal e no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Portanto, a vivência da gravidez é influenciada tanto por fatores intrapsíquicos quanto pelo contexto no qual está inserida. O objetivo da presente pesquisa é investigar as repercussões dos sintomas depressivos na formação do vínculo materno-fetal em gestantes que realizam a assistência pré-natal na cidade de Maringá-PR. Trata-se de um estudo descritivo e qualitativo. A amostra será composta por 10 gestantes que apresentam sintomas depressivos e que estejam realizando o pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade de Maringá-PR. Após concordarem em participar do estudo e assinarem o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido será realizada a entrevista semiestruturada com perguntas referentes as representações acerca da maternidade, assim como a aplicação da Escala de Apego Materno-Fetal e Escala da Auto Estima de Rosenberg. Os resultados da presente pesquisa fornecerão subsídios para o planejamento de ações educativas e para a integralidade da atenção à saúde, preconizada pelo Sistema Único de Saúde, uma vez que contribuirá para a reflexão da importância do cuidado com a dimensão subjetiva do processo gestacional na assistência pré-natal.
Palavras-chave: Gravidez
Depressão
Afeto
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1554
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79441.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)180.17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.