EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1552
Tipo: Artigo
Título: CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS NO ESPAÇO VIVENCIADO PELO ALUNO: USO DE MAPAS NO ENSINO GEOGRÁFICO
Autor(es): SANHES, César Costa
PERIÇATO, André Jesus
LOPES, Claudivan Sanches
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo contextualizar os conteúdos geográficos com o espaço vivenciado pelo ano, por meio da utilização e da elaboração de mapas, a fim de serem utilizados também como recursos didáticos elo professor, reafirmando importância do projeto PIBID Geografia que é realizado nas escolas, possibilitando que o licenciando tenha contato com as atividades do âmbito escolar. A partir de pesquisa inspirada na metodologia do Estudo do Meio buscou-se realizar uma espacialização geral da procedência geográfica. Buscou-se traçar, em suma, um panorama do cenário escolar com o objetivo de planejar ações futuras e, ao mesmo tempo, criar um acervo de recursos didáticos, para uso nas aulas de Geografia. Apresenta-se aqui, neste contexto, dois desses recursos didáticos produzidos. O primeiro refere-se a um mapa que revela a procedência geográfica dos alunos matriculados no colégio e, segundo refere-se a um mapa temático que busca caracterizar a paisagem do entorno do Colégio. O presente trabalho, realizado pelos bolsistas do PIBID Geografia, proporcionou, primeiramente, a compreensão e o entendimento de que a utilização das representações cartográficas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem do aluno, principalmente no que tange a sua alfabetização cartográfica e compreensão do espaço em que vive.
Palavras-chave: Pibid
Recursos Didáticos
Procedência Geográfica
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1552
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79466.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)2.24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.