EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1551
Tipo: Artigo
Título: CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL COMO ALTERNATIVA PARA A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PEQUENAS CIDADES
Autor(es): FERNANDES, Tassiana Justino
Abstract: A consolidação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos trouxe à tona a necessidade da estruturação de um sistema de gestão e gerenciamento integrados, objetivando a eficácia de seus objetivos e a implantação de seus instrumentos de forma eficiente. É válido pontuar que gestão e gerenciamento não são sinônimos. O termo gestão é mais abrangente e engloba o gerenciamento. Enquanto a gestão é vista como estratégia e planejamento, o gerenciamento é mais específico e pontual, além de envolver técnica e ser responsável por determinadas ações e operações. Neste sentido, essa pesquisa objetivou verificar a efetividade dos consórcios públicos intermunicipais como instrumento eficaz para a consolidação de procedimentos adequados de gestão e gerenciamento de Resíduos Sólidos, sobretudo nas pequenas cidades, onde os entraves e dificuldades nesta questão são constantes. Para tanto, buscou-se, através de uma revisão bibliográfica, levantar a problemática dos Resíduos Sólidos atualmente no Brasil, sobretudo os de procedência urbana, dos quais destacam-se os resíduos domésticos e comerciais. Dessa forma, os resultados atingidos puderam reforçar a relevância da implementação dos consórcios públicos intermunicipais no que tange à gestão e gerenciamento dos Resíduos Sólidos, configurando-o como um importante instrumento de ação.
Palavras-chave: Consórcio Intermunicipal
Gestão Integrada
Meio Ambiente
Resíduos Sólidos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1551
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79497.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)201.53 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.