EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1550
Tipo: Artigo
Título: SENSIBILIZAÇÃO PARA A INCLUSÃO
Autor(es): ALVES, Suelen Priscila Ferreira
RODRIGUES, Luzia
Abstract: Essa pesquisa teve como objetivo verificar a percepção de alunos de um projeto social da cidade de Londrina-PR sobre a inclusão antes e depois da sensibilização. A pesquisa foi realizada em um projeto social que oferta aulas de ballet clássico aos sábados. Os participantes desenharam 05 bailarinos em uma folha sulfite no momento pré-sensibilização, após a realização dos desenhos, deu-se inicio a sensibilização, essa foi realizada por meio de vídeos de bailarinos fora dos padrões e de discussões nos últimos 10 minutos de cada aula, durante 05 semanas, após a sensibilização os alunos repetiram os desenhos. A análise de conteúdo de Bardin foi utilizada para analisar as representações dos participantes nos dois momentos. Após a sensibilização os alunos representaram bailarinos fora dos padrões aceitos pela sociedade, apareceram nos desenhos bailarinos com deficiência, meninos e negros. Concluímos que a sensibilização é extremamente importante para a efetivação da inclusão.
Palavras-chave: Deficientes
Bailarinos
Representação
Exclusão
Preconceito
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1550
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80075.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)422.55 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.