EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548
Tipo: Artigo
Título: CONSIDERAÇÕES INICIAIS SOBRE A CONVENÇÃO JACOBINA NA REVOLUÇÃO FRANCESA
Autor(es): CARLOS, William Geovane
Abstract: O presente trabalho tem como objeto de estudo um dos maiores acontecimentos da História Moderna, que é a Revolução Francesa. Esta que aconteceu nos finais do século XVIII, mais especificamente do ano de 1789 até 1999 com a ascensão de Napoleão Bonaparte. Está revolução tem como um de seus mais característicos vieses, o que diz respeito a política, pois tem-se o fim do Antigo Regime e a criação dos pensamentos de esquerda e de direita, ambos pensando serem melhores que o outro para que a França progrida. Apesar de o tema principal dizer sobre a Revolução Francesa em seu aspecto geral, irei me ater aqui a discussão e analise de uma parte deste evento, a Convenção Nacional ou, também chamada, Convenção Jacobina. Teoricamente, o estudo foi respaldado pela historiografia da Nova História Política e da Nova Esquerda, como Eric Hobsbawn e Michel Vovelle. Ao final foram notados aspectos que evidenciam a situação da população francesa durante os acontecimentos, bem como a criação e participação dos partidos políticos durante toda a revolução, com destaque para os que se denominavam Jacobinos, estes que eram tidos como radicais e eram composto pela baixa burguesia, que estava totalmente disposta a levar a revolução até os seus limites, trazendo mudanças totais a qualquer custo, sem nem ao menos pensar no que estava ocorrendo na França como um todo.
Palavras-chave: Jacobinos
revolução
convenção
política
direitos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1548
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79628.pdfTrabalho apresentado na modalidade comunicação oral no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)204.05 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.