EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546
Tipo: Artigo
Título: SALA DE AULA INVERTIDA E PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, COMO RELACIONAR ESTES RECURSOS NO PLANEJAMENTO DE UMA DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Autor(es): FIORINI, Daniela Bissoli
BORTOLOZZI, Flávio
ALMEIDA, Iara Carnevale de
Abstract: A presente pesquisa tem o intuito de discutir sobre o planejamento da disciplina, denominada ?Projeto Integrador?, a ser ofertada em um curso de graduação presencial em Arquitetura e Urbanismo, por meio de uma proposta pedagógica que privilegie a utilização de metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem, dentre a qual se destaca a Sala de Aula Invertida, associadas às metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) e Orientação por meio de Projetos (OMP). A proposta de discussão do planejamento é integrar a Sala de Aula Invertida as práticas de Gestão do Conhecimento (GC), de forma a concretizar a proposta pedagógica da Sala de Aula Invertida, tanto no "antes" e no "depois" em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), e "durante" em sala de aula presencial. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, com abordagem qualitativa e procedimentos focados em estudo de casos. Terá como base a pesquisa bibliográfica e documental, seguida da execução do planejamento da referida disciplina com base nas práticas de GC. Entendendo-se que as práticas de GC servem para analisar como o conhecimento é compartilhado e quais são as variáveis que influenciam na qualidade dos materiais, dos objetos e dos recursos didáticos produzidos, cabe-se então a análise do modelo de Sala de Aula Invertida por meios das práticas de GC.
Palavras-chave: Sala Invertida
Gestão do Conhecimento
Arquitetura
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1546
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--79965.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)230.59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.