EVENTOS EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1539
Tipo: Artigo
Título: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO NA LITERATURA FANTÁSTICA E NOS GAMES: MULHERES E SEU EMPODERAMENTO NAS MÍDIAS
Autor(es): CHIARATO, Ana Claudia
MIRANDA, Alexandre Malaquias
MACUCH, Regiane da Silva
Abstract: Este estudo visa analisar qual o percurso de construção e a evolução de personagens femininas na literatura de fantasia e nos games de computador com o intuito de conceber um paralelo entre a quebra de padrões estéticos, de personalidade e identidade que se manifesta na atualidade com o empoderamento feminino, dando ênfase no papel fundamental que a mídia exerce nas formas de representações. A pesquisa será realizada majoritariamente por meio de um estudo bibliográfico, contudo enseja-se realizar uma coleta de dados através da aplicação de questionários, apresenta-se como recorte temporal os anos de 1995 a 2017. As análises serão feitas embasadas em livros expoentes da literatura fantástica e games de computador, bem como artigos e teses da área de estudo. Espera-se com este estudo, ampliar o conhecimento sobre a representação da mulher na sociedade atual. A compreensão da representação se faz necessária, uma vez que a mídia é grande formadora de opiniões e conceitos, principalmente entre os jovens que estão em fase de formação. A quebra de padrões se faz necessária para auxiliar a identificação destes jovens com personagens que apresentem características mais próximas de sua realidade. O feminismo, em sua essência, sempre buscou a representatividade feminina na política, educação e na sociedade. No entanto, atualmente a mulher representada pela mídia, muitas vezes, está desvinculada do seu real papel social e desprovida de características próprias. A sociedade demanda uma nova representação do feminino e o atual momento se mostra frutífero para que aconteça.
Palavras-chave: Fantasia
Identidade
Jogos
Quebra de Padrões
Idioma: por
País: Brasil
Editor: UNIVERSIDADE CESUMAR
Sigla da Instituição: UNICESUMAR
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/1539
Data do documento: 24-Out-2017
Aparece nas coleções:X EPCC - Encontro Internacional de Produção Científica (24 à 26 de Outubro de 2017)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
epcc--80023.pdfTrabalho apresentado na modalidade painel no X Encontro Internacional de Produção Científica (24 a 26 de outubro de 2017)172.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.